Esta página está disponível especialmente para os Acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Disciplina de Teorias Pedagógicas 2012.2. Sendo uma produção do Professor Irapuan Ribeiro. MSc. Em Turismo - UECE.(cursando).
segunda-feira, 30 de julho de 2012
CONTEÚDOS DA EF ESCOLAR
Afinal, quais os conteúdos da Educação Física Escolar?
Esporte
Para Fugikawa et al (2007) falar sobre o esporte, enquanto manifestação da Cultura Corporal significa discutir o que este Conteúdo Estruturante foi, desde sua origem histórica até a atualidade. Esta abordagem permitirá reflexões sobre as possibilidades de recriar o conceito de esporte, por meio de uma intervenção consciente.
Jogos
Para Ramos (1982) apud Fugikawa et al (2007) os jogos existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da cultura de povos na Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa.
Ginástica
Conforme Fugikawa et al (2007) a ginástica foi usada como prática de poder das elites perante a nova classe pobre urbana, e sob a condição de ciência, buscou posicionar o corpo de forma retilínea, utilizando, para tanto, da anatomia, da fisiologia, da higiene, dentre outras áreas desta natureza. Ela se constituía numa forma de educar gestos e comportamentos, tão necessários para a ordem social daquela época.
Lutas
Fugikawa et al (2007) quando se refere a luta, ressalta que desde sua constituição até a atualidade as lutas sempre estiveram presentes na história da humanidade nas atitudes ligadas às técnicas de ataque e de defesa; e vinculadas à instituição militar, além de serem consideradas, por alguns povos, como sabedoria de vida.
Dança
Para Fugikawa et al (2007) é uma das formas mais antigas de expressão do ser humano e você pode até pensar: mas como isso é possível? Claro que não com as mesmas características que encontramos atualmente. Os gestos e movimentos expressados na dança eram espontâneos, naturais e instintivos, embora assumissem papéis diversos com intencionalidades e interesses diferentes em cada momento histórico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário