segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Texto complementar N. 2.1

Texto complementar – Nº.2.1

Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Teorias Pedagógicas em Educação Física
Prof. Irapuan Ribeiro




HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL


FASE HIGIENISTA - ATÉ 1930.
FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945).
FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964).
FASE COMPETITIVISTA (1964).
FASE POPULAR (APÓS ABERTURA DEMOCRÁTICA).




FASE HIGIENISTA - EUGENIA (até 1930)

EUGENIA: Estudo de medidas sócio-sanitárias, sociais e educacionais que influenciam física e mentalmente, o desenvolvimento das qualidades hereditárias dos indivíduos e, portanto das gerações.

1822 - Rui Barbosa defende o parecer.
Crítica da elite dominante.
Trabalho físico x trabalho intelectual.
Rui e Fernando de Azevedo colocavam o físico a serviço do intelecto. Ressaltavam a importância da eugenização.
Visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos. Liberação da Educação física para mulheres com prole. (Só em 1979 o CND derrubou deliberação de sua autoria que proibia a mulher de praticar determinados esportes).
1929 - Anteprojeto do ministério da guerra passava ao Conselho Superior de Ed. Física (subordinado a ele) o papel de centralizar, coordenar e fiscalizar as atividades relativas à Educação Física e ao Desporto.








FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945)

Constituição de 1937 - Finalidade de promover a disciplina moral e o adestramento físico de maneira a prepará-lo para o cumprimento dos seus deveres para com a economia e a defesa da nação. A Educação Física era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o aprimoramento da raça. Defesa contra o comunismo e assegurar o processo de industrialização.
Militarização do corpo:
- Moralização do corpo pelo exercício físico;
- O aprimoramento incorporado à raça;
- Ação do Estado sobre o preparo físico e suas repercussões no trabalho.

1938 - Proibição de matrícula no secundário para alunos cujo estado patológico impedissem que freqüentassem aulas de educação física.
Sugeriu-se inclusive a esterilização de doentes para impedir a geração de prole.
Exemplo da Juventude Hitlerista e Avanguardisti (Itália).

1942 - Declaração de Guerra. Começou a haver desmentidos em relação a filosofia da Educação Física.

1942 - Volta-se para o desenvolvimento econômico.
Criação do SENAI.
O dono da indústria não era apenas o patrão do seu empregado, mas também o seu educador. Além de o desporto servir para solidificar a unidade da empresa, desenvolvia a saúde e consequentemente a sua capacidade de trabalho.


FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964)

Fim do Estado Novo, pré-elaboração de uma carta magna, que gerou um debate por parte de diversos educadores sobre os rumos da educação. Na prática houve apenas uma regulamentação do funcionamento e controle do que já estava estabelecido. A Educação Física passou a ser vista como uma prática meramente educativa.
A formação acadêmica na Educação Física era bastante diferenciada das demais faculdades, pois para essa exigia-se apenas o curso secundário e tinha a duração de dois anos, diferentemente de outras faculdades criadas à mesma época (Pedagogia, Filosofia e Letras) que tinha a duração de quatro anos.
A habilitação do profissional de Educação Física também era diferenciada dos demais cursos. Formavam-se profissionais nos seguintes níveis: técnicos, especialistas, monitores e professores.
Em 1945 o Curso de Educação Física passa de 2 para 3 anos e em 1950 passa-se a exigir para a prestação do vestibular, o certificado de conclusão do curso clássico ou científico.




FASE COMPETITIVISTA (1964)

Teve início com a revolução. Existia uma censura à imprensa e as artes que contradiziam os interesses militares. Expoentes da política, literatura, artes, música e intelectuais das mais diversas áreas eram vigiados e perseguidos, sendo muitos deles obrigados a se exilarem. Esta fase tem um caráter altamente tecnicista
Educação Física = Desporto de alto nível
Atleta herói
Seleção de 1970 (México).
Atletas militares medalhistas em olimpíadas
Eleva o espírito ufanista Brasileiro.
Propaganda mostra a força do povo Brasileiro e a necessidade de se acreditar no País.


FASE POPULAR (APÓS A ABERTURA DEMOCRÁTICA)

Sem linha teórica definida. Ligada a modismos (academia, testes físicos, novas modalidades desportivas), ludicidade.
Filosofia que visava à organização e mobilização dos trabalhadores.
Crise de identidade da educação física


TENDÊNCIA SOCIAL

Busca de uma socialização da educação física. Preocupação com uma educação física voltada para os deficientes e terceira idade, meninos de rua, etc.
Estudo de teorias.















Bibliografia consultada:
Acesso em: 24/07/2008
Disponível em:
www.unb.br/fef/downloads/ronaldo/historico_da_ed_fisica.ppt

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